|
Escapamento e Catalizador
O sistema de exaustão dos veículos é composto normalmente por: coletor de exaustão, flexível, catalisador, intermediário,
silencioso traseiro, juntas, gaxetas, abraçadeiras e coxins. Cada item tem um papel importante em sua função e liberação
eficiente dos gases, redução de ruído, auxilio na vida útil do motor, desempenho, controle e economia de combustível,
redução da emissão de poluentes.
Como a emissão de gases provenientes dos veículos é a maior fonte de poluição atmosférica, é muito importante que este
sistema esteja sempre em ordem. Recomendamos um exame no sistema a cada 30.000km.
Na maioria dos casos, a substituição do escapamento é recomendada quando ele apresenta problemas como trincas ou furos
devido à fadiga do material ou corrosão. O problema pode ser percebido pelo aumento do nível de ruído, das vibrações e
batidas no fundo do carro (que ocorrem na quebra do escapamento).
Muitas vezes, apenas uma das partes do sistema deve ser substituída mas, antes dessa decisão, recomenda-se fazer uma boa
análise do conjunto, pois outras partes podem estar avariadas, trincadas ou em elevado processo de corrosão. Se isso não for
verificado, em um curto período de tempo estas peças poderão quebrar ou desprender componentes internos, danificando inclusive
a peça recém substituída.
|
|