Motor
Retifica de motor e cabeçote
Consumo de combustível elevado, consumo excessivo de água, motor trabalhando em altas temperaturas, barulhos vindos do motor,
quebra de correia dentada, falta de óleo, costume de sempre só completar o óleo ou misturar óleos diferentes.
Essas são razões que, com frequência, determinam a necessidade de retífica do motor, que pode ser completa ou parcial;
costumam-se dizer
- retificar a "parte de baixo", para indicar a restauração do bloco do motor, que inclui as camisas dos
cilindros, virabrequim, pistões e bielas
- retificar a "parte de cima" já indica o restauro de cabeçote, válvulas, guias, sedes e a substituição do
comando de válvulas.
Os valores dependem do serviço necessário: só é possível um orçamento depois de desmontar o motor
O passo a passo da retífica, para leigos:
Na desmontagem
Lavagem química para retirada de óleo e limpeza das peças, inspeção e seleção das peças em bom estado a serem
reaproveitadas, pulverização das peças selecionadas com óleo anti-ferrugem.
Bloco do motor
Componente que agrupa todas as demais peças da parte baixa do motor
Retificar e brunir (uma espécie de polimento) os cilindros (local em que os pistões deslizam). Este trabalho consiste em
recuperar os cilindros, deixando-os numa medida imediatamente superior, ou, em alguns casos, retornando à medida standard com
as devidas folgas para o perfeito funcionamento dos pistões e anéis.
Retrabalhar o berço de alojamento do virabrequim.
Pistões
São os êmbolos responsáveis pela aspiração da mistura ar+combustível, pela compressão desta mistura e que recebem a força da
explosão que expulsa os gases queimados. Após rigoroso exame e medição, os pistões poderão ser reaproveitados. No entanto, o
mais correto é substituí-los por novos. Os anéis, que trabalham instalados nos pistões, precisam sempre ser substituídos.
Bielas
São os braços que transmitem a energia gerada na câmara de combustão para o virabrequim. Precisam sem testadas em uma máquina
chamada Magnaflux, espécie de raio-x que identifica trincas externas ou pontos de fadiga que poderão quebrar ou entortar as bielas.
Também deverão ser verificados os alinhamentos e substituídas as buchas e bronzinas. As bielas que não passarem nesse teste
deverão ser substituídas.
Virabrequim
Deverá passar pelo teste de Magnaflux. Se aprovado, o virabrequim passará por uma retífica de seus colos de bielas e
de mancais (peças que, apoiadas no bloco, receberão as bielas). Posteriormente será feito um polimento nestes colos para um
perfeito assentamento das bronzinas, pequenas peças no formato de semicírculo que, protegidas por um filme de óleo
lubrificante, servirão de pista de rolamento entre as partes.
Comando de válvulas
Responde pela tarefa de abrir e fechar as válvulas de admissão e de escape, sincronizado com o funcionamento do motor.
É testado no Magnaflux e conferidos nos seus cames (ressaltos), quanto à sua altura e angulação.
Se aprovado, passa por uma retífica do colos centrais.
Cabeçote
Serviços que devem ser executados: teste hidrostático (trincas), jato de micro esferas, plainar base, substituir guias
das válvulas de admissão e escape, retificar válvulas de admissão e escape, esmerilhar válvulas, retificar sedes de
admissão e escape, retificar ponta dos balancins, retificar tuchos das válvulas.
Descontaminação de motores
Este tipo de serviço é recomendado para todos os carros, pois faz com que o veiculo retorne às especificações originais
de emissão de poluentes, muitas vezes sem a necessidade da troca de peças.
Este processo ocorre em três etapas:
1.Limpeza de injetores
2.Limpeza do sistema de admissão
3.Flushing do motor
O processo completo dura em torno de 3 horas de serviço, mas dependendo do nível de contaminação há necessidade de efetuar
uma limpeza mais profunda, onde o carter e a tampa de válvulas do veículo deverão ser retirados.
Limpeza do sistema de admissão
Este processo visa eliminar todos os resíduos no sistema de admissão dos veículos (corpo de borboletas, TBI, coletor de
admissão, válvulas e flauta). Esta limpeza garante a melhora do processo de combustão, o correto assentamento das válvulas
de admissão e a descontaminação dos dutos por onde a mistura ar/ combustível passa. Este serviço promove a melhora do
rendimento do motor, devolve a potência, a economia e a emissão de gases do veiculo volta aos patamares permitidos.
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