Mecânica Madrii
MecMadr Facebook
Home Confiança&Qualidade Serviços Localização Contato

Motor

Ruídos anormais vindos do motor, perda de potência, consumo elevado de combustível ou água, fumaça saindo pelo escapamento, quebra de correia dentada, nível de óleo abaixando com frequência: esses são alguns dos sintomas que indicam a necessidade de recuperação do motor.

Consulte nossos técnicos para obter um diagnóstico preciso.

[Leia +]

Motor

[volte ao topo]

Retifica de motor e cabeçote

Consumo de combustível elevado, consumo excessivo de água, motor trabalhando em altas temperaturas, barulhos vindos do motor, quebra de correia dentada, falta de óleo, costume de sempre só completar o óleo ou misturar óleos diferentes.

Essas são razões que, com frequência, determinam a necessidade de retífica do motor, que pode ser completa ou parcial; costumam-se dizer
- retificar a "parte de baixo", para indicar a restauração do bloco do motor, que inclui as camisas dos cilindros, virabrequim, pistões e bielas
- retificar a "parte de cima" já indica o restauro de cabeçote, válvulas, guias, sedes e a substituição do comando de válvulas.

Os valores dependem do serviço necessário: só é possível um orçamento depois de desmontar o motor

O passo a passo da retífica, para leigos:

  • Na desmontagem

    Lavagem química para retirada de óleo e limpeza das peças, inspeção e seleção das peças em bom estado a serem reaproveitadas, pulverização das peças selecionadas com óleo anti-ferrugem.

  • Bloco do motor

    Componente que agrupa todas as demais peças da parte baixa do motor

    Retificar e brunir (uma espécie de polimento) os cilindros (local em que os pistões deslizam). Este trabalho consiste em recuperar os cilindros, deixando-os numa medida imediatamente superior, ou, em alguns casos, retornando à medida standard com as devidas folgas para o perfeito funcionamento dos pistões e anéis.

    Retrabalhar o berço de alojamento do virabrequim.

  • Pistões

    São os êmbolos responsáveis pela aspiração da mistura ar+combustível, pela compressão desta mistura e que recebem a força da explosão que expulsa os gases queimados. Após rigoroso exame e medição, os pistões poderão ser reaproveitados. No entanto, o mais correto é substituí-los por novos. Os anéis, que trabalham instalados nos pistões, precisam sempre ser substituídos.

  • Bielas

    São os braços que transmitem a energia gerada na câmara de combustão para o virabrequim. Precisam sem testadas em uma máquina chamada Magnaflux, espécie de raio-x que identifica trincas externas ou pontos de fadiga que poderão quebrar ou entortar as bielas.

    Também deverão ser verificados os alinhamentos e substituídas as buchas e bronzinas. As bielas que não passarem nesse teste deverão ser substituídas.

  • Virabrequim

    Deverá passar pelo teste de Magnaflux. Se aprovado, o virabrequim passará por uma retífica de seus colos de bielas e de mancais (peças que, apoiadas no bloco, receberão as bielas). Posteriormente será feito um polimento nestes colos para um perfeito assentamento das bronzinas, pequenas peças no formato de semicírculo que, protegidas por um filme de óleo lubrificante, servirão de pista de rolamento entre as partes.

  • Comando de válvulas

    Responde pela tarefa de abrir e fechar as válvulas de admissão e de escape, sincronizado com o funcionamento do motor. É testado no Magnaflux e conferidos nos seus cames (ressaltos), quanto à sua altura e angulação. Se aprovado, passa por uma retífica do colos centrais.

  • Cabeçote

    Serviços que devem ser executados: teste hidrostático (trincas), jato de micro esferas, plainar base, substituir guias das válvulas de admissão e escape, retificar válvulas de admissão e escape, esmerilhar válvulas, retificar sedes de admissão e escape, retificar ponta dos balancins, retificar tuchos das válvulas. Descontaminação de motores

    Este tipo de serviço é recomendado para todos os carros, pois faz com que o veiculo retorne às especificações originais de emissão de poluentes, muitas vezes sem a necessidade da troca de peças.

    Este processo ocorre em três etapas:

    1.Limpeza de injetores

    2.Limpeza do sistema de admissão

    3.Flushing do motor

    O processo completo dura em torno de 3 horas de serviço, mas dependendo do nível de contaminação há necessidade de efetuar uma limpeza mais profunda, onde o carter e a tampa de válvulas do veículo deverão ser retirados.

  • Limpeza do sistema de admissão

    Este processo visa eliminar todos os resíduos no sistema de admissão dos veículos (corpo de borboletas, TBI, coletor de admissão, válvulas e flauta). Esta limpeza garante a melhora do processo de combustão, o correto assentamento das válvulas de admissão e a descontaminação dos dutos por onde a mistura ar/ combustível passa. Este serviço promove a melhora do rendimento do motor, devolve a potência, a economia e a emissão de gases do veiculo volta aos patamares permitidos.