Transmissão
A transmissão se compõe de três partes: embreagem, caixa de marchas (câmbio) e diferencial. A embreagem tem a função de
conectar e desconectar o motor à caixa de marchas. O câmbio tem a função de ajustar as rotações do motor à velocidade
requerida pelas rodas.
Quando chegam à caixa de marchas, as rotações do motor sofrem reduções de modo que, se o motor gira a
duas mil rotações por minuto, o câmbio reduz essas rotações e as repassa ao diferencial.
O diferencial é formado por várias engrenagens e permite que as rodas de um mesmo eixo girem em velocidades diferentes, o que
facilita fazer uma curva, por exemplo. As rotações que saem do câmbio também podem sofrer reduções no diferencial, antes de
chegarem às rodas. A energia mecânica é finalmente transmitida às rodas motrizes por meio de um semi-eixo existente em cada um
dos lados do diferencial. A manutenção e reparos desses conjuntos são de extrema importância pois, além da redução dos gastos
desnecessários, confere maior segurança à utilização do veículo.
O câmbio automático é um sistema empregado em automóveis e motocicletas para que a troca de marchas seja realizada pelo
sistema de transmissão do automóvel. O sistema detecta a relação entre a velocidade e a rotação do motor para decidir pela
troca automática da marcha. Desta forma o sistema mantém a rotação do motor quase constante e o câmbio automaticamente faz a
troca das marchas. Nos sistemas modernos de câmbio automático a troca das marchas é quase imperceptível ao motorista.
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